PROJETO “LEITURA- UM PASSAPORTE PARA A ESCRITA
* CONTEXTUALIZAÇÃO:
A Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos situada à Rua Tancredo Neves, 900 em Cruz-CE, no bairro de Canema, designa-se a desenvolver um trabalho compromissado com o processo educativo de sua clientela, para tanto tem como relevância o real significado da leitura e escrita na vida social dos seres aqui em formação.
Compreendemos leitura e escrita como funções indispensáveis na concepção de ensino da língua, mais do que uma representação do pensamento ou instrumento de comunicação, a linguagem é entendida como forma ou processo de interação humana, nessa perspectiva, o domínio da língua oral e escrita é fundamental para garantir a participação social efetiva, já que é através dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha e constrói visões de mundo, produz conhecimento. O Projeto “Leitura – um passaporte para a escrita” permeia os caminhos do saber onde atenderá as turmas de 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, objetivando uma maior retenção das habilidades linguísticas e o aprimoramento do sistema de escrita como suporte de interação com as mídias e demais recursos oferecidos na sociedade na qual estão inseridos.
* JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto que a leitura é condição essencial para que se possa compreender o mundo, os outros, as próprias experiências e a necessidade de inserir-se no universo da escrita e percebendo as reais deficiências no uso da língua, torna-se fundamental que o educando desenvolva habilidades linguísticas para que possa ir além da simples decodificação de palavras, vivenciando atividades que o ajude a compreender não só o que o texto diz mas também como e para quem o diz.
Ao apropriar-se das habilidades de leitura e escrita é permitido ao discente a compreensão e uso da língua como forma de interação social aprendendo a manifestar-se de forma clara e organizada, defendendo seus pontos de vista e respeitando os dos outros, convivendo em harmonia com as diferenças.
* OBJETIVO GERAL:
Incentivar a formação de leitores competentes capazes de compreender e identificar elementos implícitos e explícitos dos variados gêneros textuais, valorizando a leitura como fonte de informação e reflexão sobre o mundo e como um referencial fundamental para a aquisição de uma boa escrita.
* METODOLOGIA:
Rodízio de livros com roda de conversa para a socialização das ideias de cada livro lido;
Rodízio de livros “Nos bastidores do cotidiano” envolvendo as turmas de 7º, 8° e 9º Ano com resolução de questionário e produção textual com escolha das três melhores produções;
Rádio recreio interativa com programas apresentados por alunos sob a supervisão da Coordenação Pedagógica;
Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
Produções textuais diversas: dissertação, narração, poesias, contos, crônicas, etc;
Atividades com rótulos e bulas;
Uso de dicionários para o correto uso da língua;
Exploração de letras de música com a participação semanal dos alunos do projeto “Música na Escola” e professor de música;
Utilização de jogos variados (memória, caça-palavras, palavras-cruzadas, etc.)
* CRONOGRAMA:
ATIVIDADE DESENVOLVIDA | PERÍODO DE EXECUÇÃO | RESPONSÁVEIS |
-Rodízio de livros | -semanalmente | Professores e alunos |
-Programas de rádio | -Segundas, quartas e sextas-feiras | Alunos e Coordenação Pedagógica |
-Leitura e compreensão textual | -diariamente | Professores e alunos |
-Uso de dicionários | -semanalmente | Professores e alunos |
-Produções textuais | -semanalmente | Professores e alunos |
-Utilização de jogos | -diariamente | Professores e alunos |
-Exploração de letras de música | -Às quintas-feiras | Alunos e Professor de Música |
* AVALIAÇÃO:
- Os resultados das produções dos alunos serão divulgados no blog da escola “filomenamsantos.blogspot.com” e nos programas da rádio recreio. O processo se dará de forma contínua observando o nível de aprimoramento do uso da língua no decorrer de cada atividade desenvolvida.
PROJETO DOSE DUPLA DE LEITURA
PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
DOSE DUPLA DE LEITURA “ LENDO EM CASA E PRODUZINDO NA ESCOLA”
JUSTIFICATIVA
Verifica-se cotidianamente a deficiência dos alunos no tocante a leitura e suas dificuldades na produção textual. Uma vez realizado tal diagnóstico, necessário se faz a inserção de práticas pedagógicas que venham senão solucionar ao menos minimizar tal problema. Desse modo, a introdução do presente projeto de leitura vem buscar do aluno o hábito pela leitura e que através de sua prática constante seja observada uma melhoria na dicção e na observância das normas gramaticais e assim fazer com que estes venham a adquirir informações e se tornem seguros em produzir seus textos através da escrita.
OBJETIVO GERAL
Estimular nos alunos o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Tornar a leitura um hábito prazeroso;
Fazer com que os alunos sejam capazes de interpretar o que leem;
Aguçar no aluno a criticidade apartir da produção escrita;
METODOLOGIA
O projeto se desenvolverá sob a supervisão do professor de português em parceria com a Biblioteca Escolar que fará os empréstimos dos livros aos alunos que os levarão para suas casas e ao termino do mês deverão entregá-los a coordenadora da biblioteca , e, em sala de aula farão a produção textual explorando o conteúdo abordado pelo livro, enfocando sua visão quanto ao enredo; bem como sugerindo a modificação do título lido e adaptando a história a seu modo.
A cada mês o projeto será desenvolvido por uma turma e assim sucessivamente até que todas as turmas participem.
CULMINANCIA
A culminância consistirá na divulgação das melhores produções realizadas pelos educandos durante a execução do projeto enfatizando a importância da leitura dentro e fora da escola. Nessa culminância acontecerá a exposição das produções literárias através de painéis, bem como por meio de representações teatrais compostos por alunos que participaram do projeto “Dose Dupla de Leitura “ lendo em casa e produzindo na escola”.
CRONOGRAMA
ENTREGA DE LIVROS
PRODUÇÃO DOS TEXTOS
SERIE/ANO
17 DE ABRIL
18 DE MAIO
6º ANO A e B
18 DE MAIO
17 DE JUNHO
7º ANO A e B
03 DE AGOSTO
03 DE SETEMBRO
8º ANO A
03 DE SETEMBRO
02 DE OUTUBRO
8º ANO B
02 DE OUTUBRO
03 DE NOVEMBRO
9º ANO A
03 DE NOVEMBRO
03 DE DEZEMBRO
9º ANO B
OBS: Professores responsáveis pela execução da produção textual:
ARIMAR – 6º e 7º ANO A e B
DEUSINA – 8º e 9º ANO A e B
DOSE DUPLA DE LEITURA “ LENDO EM CASA E PRODUZINDO NA ESCOLA”
JUSTIFICATIVA
Verifica-se cotidianamente a deficiência dos alunos no tocante a leitura e suas dificuldades na produção textual. Uma vez realizado tal diagnóstico, necessário se faz a inserção de práticas pedagógicas que venham senão solucionar ao menos minimizar tal problema. Desse modo, a introdução do presente projeto de leitura vem buscar do aluno o hábito pela leitura e que através de sua prática constante seja observada uma melhoria na dicção e na observância das normas gramaticais e assim fazer com que estes venham a adquirir informações e se tornem seguros em produzir seus textos através da escrita.
OBJETIVO GERAL
Estimular nos alunos o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Tornar a leitura um hábito prazeroso;
Fazer com que os alunos sejam capazes de interpretar o que leem;
Aguçar no aluno a criticidade apartir da produção escrita;
METODOLOGIA
O projeto se desenvolverá sob a supervisão do professor de português em parceria com a Biblioteca Escolar que fará os empréstimos dos livros aos alunos que os levarão para suas casas e ao termino do mês deverão entregá-los a coordenadora da biblioteca , e, em sala de aula farão a produção textual explorando o conteúdo abordado pelo livro, enfocando sua visão quanto ao enredo; bem como sugerindo a modificação do título lido e adaptando a história a seu modo.
A cada mês o projeto será desenvolvido por uma turma e assim sucessivamente até que todas as turmas participem.
CULMINANCIA
A culminância consistirá na divulgação das melhores produções realizadas pelos educandos durante a execução do projeto enfatizando a importância da leitura dentro e fora da escola. Nessa culminância acontecerá a exposição das produções literárias através de painéis, bem como por meio de representações teatrais compostos por alunos que participaram do projeto “Dose Dupla de Leitura “ lendo em casa e produzindo na escola”.
CRONOGRAMA
ENTREGA DE LIVROS
PRODUÇÃO DOS TEXTOS
SERIE/ANO
17 DE ABRIL
18 DE MAIO
6º ANO A e B
18 DE MAIO
17 DE JUNHO
7º ANO A e B
03 DE AGOSTO
03 DE SETEMBRO
8º ANO A
03 DE SETEMBRO
02 DE OUTUBRO
8º ANO B
02 DE OUTUBRO
03 DE NOVEMBRO
9º ANO A
03 DE NOVEMBRO
03 DE DEZEMBRO
9º ANO B
OBS: Professores responsáveis pela execução da produção textual:
ARIMAR – 6º e 7º ANO A e B
DEUSINA – 8º e 9º ANO A e B
Nenhum comentário:
Postar um comentário